fbpx

9 Dicas para você ser Super Produtivo no Home Office

9 Dicas para você ser Super Produtivo no Home Office

Em tempos de Corona Vírus muitas empresas estão adotando o modelo Home Office como medida de segurança, mas como manter a mesma produtividade do trabalho dentro de sua casa?

O novo coronavírus já provocou 6420 mortes no mundo desde o seu surgimento, em dezembro do ano passado, segundo balanço com fontes oficiais.

No Brasil já são 1917 pessoas suspeitas de terem a doença e 1486 casos foram descartados. O Estado de São Paulo segue com o maior número de infectados com 127 pacientes.

Com o crescimento do Corona Vírus, muitas empresas por precaução, estão orientando seus funcionários a trabalharem de suas residências. O Objetivo é evitar a contaminação pelo Covid-19 e conter a disseminação no país.

Também chamado de trabalho remoto ou trabalho a distância essa modalidade permite que os profissionais trabalhem de qualquer lugar.

É bem verdade que cada vez mais as empresas estão reconhecendo as vantagens desse modelo flexível como também sabem que o Home Office tem também as suas desvantagens.

A procrastinação por exemplo é um dos maiores problemas nesse tipo de trabalho pois a maior parte da população infelizmente ainda não sabe gerenciar bem o seu tempo. Apesar do dia ter 24 horas, são poucos que sabem com maestria separar bem as tarefas e o tempo.

Se você acredita que trabalhar Home-Office vai ser aquela moleza não se deixe enganar: Sua casa é um celeiro de distrações que roubam a todo instante sua concentração.

Tudo é motivo para te fazer perder a concentração: Aquele seu Pet, seus filhos, a TV, o WhatsApp, enfim… trabalhar em casa requer alguns cuidados especiais e é o que veremos neste artigo. Separei algumas dicas para fazer Home Office sem perder a produtividade e a concentração.

Acorde no Horário (ou até mais cedo).

Considere acordar sempre cedo para aproveitar melhor sua jornada Home Office

Não é porque você não vai enfrentar aquele trânsito que você deve acordar mais tarde. Acordar mais cedo torna o seu dia mais produtivo ajudando você a aproveitar melhor o seu dia.

Eu mesmo não era adepto dessa rotina de acordar cedo, muito pelo contrário: acordava muito tarde por trabalhar de madrugada, desenvolvendo sites ou atendendo clientes de outros países. Incluir na minha rotina Home Office foi um desafio no começo.

Quando mudei minha rotina, comecei a produzir bem mais. Hoje acordo às 6:00 da manhã e por volta das 9:30, além de ter um dia planejado, boa parte parte das tarefas mais importantes já entreguei (como escrever um artigo por exemplo).

Há estudos que indicam que o hábito de acordar cedo e o sucesso podem estar relacionados e que pessoas que possuem este hábito tendem a ter personalidades mais proativas.

Inclusive isso pode ser até objeto de um próximo artigo. Vamos para a próxima dica.


Não trabalhe de Pijama

Trabalhar Home Office não significa poder trabalhar de pijama. Alguns especialistas afrmam que psicologicamente não é produtivo, por passar uma mensagem ao subconsciente de relaxamento, onde o cérebro acaba ficando improdutivo.

Costumo trabalhar em casa como se estivesse em um escritório, só que nem sempre foi assim. Antigamente trabalhava mais a vontade, mas como decidi buscar uma maior produtividade, resolvi adotar alguns hábitos dentre eles não trabalhar mais tão a vontade.

Mas “cada um é cada um” certo?

Nem tanto… Imagina você ser chamado para uma vídeo conferência de última hora, entrar na sala e pronto. Isso quase aconteceu comigo e por pouco não passei uma péssima impressão.

A lição serviu para estar sempre alerta sobre a questão de trabalhar a vontade em casa. Trabalho é trabalho, não importa onde.

Se você quer levar a sério o home office, comece adotando uma postura profissional, mesmo estando dentro de casa.

Uma atitude desleixada pode gerar negligência e comprometer a seriedade do seu trabalho (mesmo de forma incosciente).

Daí se acontecer do seu chefe te chamar de repente você já está preparado também! 😀


Prepare o seu ambiente

Dicas Home Office

Seu ambiente precisa falar para o seu cérebro que você vai trabalhar. Não trabalhe na cama ou de frente para a TV. Crie um ambiente favorável ao seu trabalho para manter você focado em suas atividades.

Limpe bem a sua mesa e deixe apenas o material que você irá precisar para sua rotina profissional. Detalhes assim fazem muito a diferença.

Home Office exige organização não apenas do tempo, como também do ambiente. A qualidade da iluminação também pode interferir no seu ambiente de trabalho. Então tome cuidado com ela também.

Uma outra dica interessante é no assento. Você precisa investir na ergonomia, otimizando as suas condições de trabalho, logo invista em uma cadeira confortável, de preferencia aqueles de escritório. Na Amazon você encontra algumas a um ótimo valor. Cadeira Gamers são inteiressantes, mas cuidado com o Counter Striker ou o Call of Duty… eles não são seus amigos agora.

Caso deseje dar uma olhadinha nas cadeiras para escritório o link é este: https://amzn.to/3d22Xe8


Liste as suas Tarefas

Como se organizar no Home Office? Liste todas suas tarefas

Já falei que um dos maiores desafios do home office é a má gestão do tempo e a falta de organização. O trabalho remoto costuma ser mais intenso, pois não tem as interrupções típicas de um escritório. Se você trabalha pro produção cuidado: A falta de organização em casa vai te prejudicar e muito.

Para isso liste as suas tarefas. Use aplicativos para organizar o seu tempo como o KanbanFlow ou o Trello que são ótimos para gestão da sua produtividade.

Para os mais conservadores anotem tudo na sua agenda para não se perder durante o dia.

Agora se você é daqueles procrastinadores de carteirinha escrevi um artigo com 10 livros que vão ajudar você a ser mais produtivo não apenas no home office como na sua vida em geral.

10 livros para ajuda você a se livrar da procrastinação


Faça Pausas no Home Office

Trabalhar sem realizar pausas é um dos maiores erros tanto no trabalho como no Home Office.

Faça sempre pausas no ambiente de trabalho. Procure realizar pausas entre 5 a 10 minutos. As pausas aumentam a concentração e ampliam a criatividade.

Ao realizar uma atividade por muito tempo você pode começar a agir mecanicamente, prejudicando o seu senso crítico e profissional .

Quando você realiza pausas de 5 a 10 minutos, você permite que sua mente descanse fazendo com que você volte mais focado em suas tarefas.

Além disso as pausas diminuem os níveis de estresse. Manter o foco em uma mesma atividade ao mesmo tempo pode fazer com que seu corpo fique realmente estressado, impactando não apenas no seu resultado como também na sua saúde.

E não vamos esquecer de que as pausas também irão diminuir as lesões por esforço repetitivo. Aproveite as pausas para respirar e realizar alongamentos. Sua saúde e sua produtividade agradecem.


Tire as Notificações do Celular

As notificações são um dos maiores responsáveis pela falta de foco e produtividade.

Um dos vilões da falta de foco e produtividade no Home Office são as notificações do celular. Elas atrapalham e muito. São várias distrações, ainda mais com tantos aplicativos que costumamos usar.

Particularmente, costumo desligar o smartphone ou simplesmente virá-lo com a tela para baixo. Isso me ajuda e muito a manter o foco, ainda mais quando estou desenvolvendo um artigo.

Desta forma elimino as distrações com os avisos que aparecem a todo momento.

Você talvez possa alegar “Beto! Não posso pois meu superior pode querer falar comigo”.

Olha, se seu superior precisa falar com você a todo instante, talvez ele esteja também gerenciando mal o tempo.

Um líder se programa com antecedência e delega as atividades no início do dia, recebendo reports ao longo deste mesmo dia. Além de ser mais produtivo dá mais liberdade ao seu liderado.

Tenho a absoluta certeza de que ele irá compreender que você precisa de concentração e foco para entregar a sua atividade com a maior qualidade possível.

Claro que há as excessões como um funcionário extremamente desorganizado que requer um acompanhamento mais de perto. Se este for o seu caso, siga a recomendação que fiz a pouco e dê uma olhada nos livros sobre procrastinação que podem te ajudar neste sentido.

A técnica Pomodoro também é um ótimo recuros: Cada Pomodoro equivale a uma jornada de 25 minutos de trabalho. E a cada Pomodoro há um intervalo de 5 minutos.

Ou seja, a cada 25 minuitos você terá 5 minutos para conferir as mensagens do seu celular. Faça este teste e depois me fala como foi sua experiência.


Home Office não se trata de trabalhar apenas em casa.

Apesar de estarmos mais conectados do que nunca e com inúmeras ferramentas de interação, você pode se sentir sozinho no home office e isso também ser prejudicial de acordo com a Global Trends 2019-2020, pesquisa realizada pela consultoria A. T. Kearney.

Apesar da prática de se trabalhar Home Office ser benéfica em muitos aspectos, funcionários remotos são mais propensos a sair do trabalho segundo a pesquisa.

Amigos no trabalho aumenta o sentimento de pertencimento especialmente entre os mais jovens e a solidão impacta também na produtividade.

Procure mudar sua rotina e buscar outros ambientes. Claro que estamos falando de uma situação de trabalho temporário Home Office, todavia para você que já trabalha ou vai iniciar neste modelo, sugiro além de se planejar trabalhar em casa procurar também outros ambientes como os Coworkings por exemplo.

O Coworking é basicamente um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento do espaço para profissionais como você.

Além do compartilhamento do espaço é um ótimo lugar para você se relacionar, conhecer novas pessoas e criar um ótimo networking. Tudo isso com uma boa estrutura para você executar suas tarefas.

Se esta for a sua opção, tome algumas precauções por causa do momento atual afinal cuidado nunca será demais.


Planeje sempre o Dia Seguinte

Profissionais realmente produtivos nunca terminam um expediente sem planejar o dia seguinte. Ao usar alguns minutos para organizar a sua agenda você vai acabar tomando as melhores decisões.

E convenhamos, não há nada melhor do que começar o dia seguinte mais produtivo do que o dia anterior. Deixar o planejamento para depois ou não se planejar, fará que você comece o dia seguinte se planejando ou resolvendo problemas que na maioria são inúteis.

Para você ser produtivo no seu Home Office não inicie o seu dia sem ter planejado o seu dia no dia anterior.


Ouça Música Clássica

Ouça Música Clássica no seu Home Office

Estudos indicam que , ao ouvir música clássica o fluxo de sangue aumenta em diversas áreas do cérebro, ativando áreas ligadas a autonomia, cognição e emoção.

A música clássica pode ajudar a reduzir a dor e ansiedade, exercendo um efeito calmante ao estimular o cérebro a liberar dopamina (um hormônio associado ao prazer) e inibir a liberação de hormônios do estresse.

Claro que se você não gosta de música clássica, os resultados não serão tão efetivos como alguém que realmente ouve buscando foco, concentração e relaxamento. Mas não custa tentar não é?


Conclusão

Bom, independente de estarmos vivendo uma pandemia que tem levado muitos a trabalharem home office, as dicas que coloquei aqui são tanto para você que vai começar a trabalhar com Home Office como Freelancers e Emprendedores Digitais que desejam ter um dia mais produtivo.

Como sabemos, cada vez mais as empresas buscam profissionais com foco no resultado e para você conseguir este resultado esperado, você precisa buscar ser mais produtivos a todo instante não é verdade?

Isso requer muita concentração, pró atividade e menos procrastinação. É uma questão de hábito, um comportamento a ser trabalhado. Com prática você conseguirá obter uma maior produtividade, quer seja home office ou no seu trabalho.

Espero que estas dicas tenham te ajudado a ter um direcionamento e torço para que você tenha uma produtividade bem maior daqui em diante.

E se você gostou deste artigo (ou se não gostou também), deixe o seu comentário abaixo.

Forte Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares