fbpx

Como criar um calendário de conteúdo para redes sociais: O Guia Definitivo.

Como criar um calendário de conteúdo para redes sociais: O Guia Definitivo.

Aprenda a criar um calendário de conteúdo para Redes Sociais e não perca mais tempo pensando no que publicar ou no que escrever.

O que é um calendário de publicações para redes sociais?

Um calendário de conteúdo para redes sociais foi projetado para facilitar o planejamento e a publicação de conteúdo nas mídias.

Desta forma você poderá manter engajado seu público-alvo, com conteúdo consistente e de alta qualidade.

É importante manter uma constância em publicações para manter o engajamento do publico que você já possui além de ser fundamental para a sua marca e geração da sua autoridade.

Autoridade não se compra. Se conquista.

Por que você precisa de um calendário?

A resposta é simples: Controle, Processos, Gestão, Organização e Produtividade.

Manter a gestão e controle das publicações dos seus conteúdos é algo fundamental para garantir que você esteja no controle para conseguir dados quanto ao engajamento das suas publicações.

Diferentemente do marketing tradicional, onde você bombardeava com mensagens de vendas – a mídia social é um processo de mão dupla. E o segredo está em controlar e mensurar absolutamente tudo.

Você precisa envolver-se e mostrar empatia, gerando valor com conteúdo de qualidade criando um relacionamento com seus clientes.

Respeite as etapas do funil, criando conteúdo para cada momento de compra – desde da descoberta até o pós atendimento.

Como criar seu calendário de conteúdo.

Criar um calendário de conteúdo para as Redes Sociais é mais simples do que imagina. O segredo está na organização das informações e muita pesquisa. Siga as dicas que separei e coloque em prática.

Dica 1 – Crie uma linha editorial.

Simplificando, sua linha editorial é um conjunto de regras que determinam como você se comunica.

Criar sua linha editorial não precisa ser um processo complicado. Pode ser mais simples do que você imagina. Basta investir forte em entender as dores e os desejos da sua Persona.

Comece por esse mini-briefing

Público Alvo : para quem você está publicando? ( grupos demográficos , sociais e ocupacionais)

Persona: Quais são as dores da sua persona. quais são seus medos, qual problema ela está buscando resolver?

Tópicos: Sobre o que você deseja publicar? (tópicos a serem abordados e tópicos a serem evitados). Comece a listar vários tópicos, não se preocupe com a ordem. Coloque todas as idéia no papel.

Recomendo este momento usar o UbberSuggest, uma ferramenta gratuita de palavras chaves que lhe dá dicas de conteúdo, desenvolvida pela equipe do Neil Patel, referência em marketing de conteúdo no mundo.

Hashtags : Existem hashtags que você deseja enfatizar? Faça uma lista de hashtags. Use ferramentas de pesquisas e relacione essas hashtags com seu público, sua marca, seu produto ou sua campanha.

Recomendo a ferramenta TagsFinder. Você digita a palavra chave e ela te trás as melhores hashtags relacionadas.

Tom de voz: como você fala com o seu público? (com assertividade, pedagogia, cumplicidade, etc.)

Nota: Se mesmo após o preenchimento desse briefing, ter feito a pesquisa ainda sim estiver se sentindo sem confiança calma que no final deste artigo deixarei uma dica extra. Um segredo que tem feito a diferença no meu planejamento.

Dica 2 – Escolha seus canais sociais.

Eu imagino que você já tenha uma idéia das redes sociais em que deseja estabelecer sua marca. Provavelmente seja o Facebook ou o Instagram. Se ainda está pensando ou na dúvida segue algumas tendências para 2020.

O relatório Digital in 2019, do site We Are Social, mostrou como o brasileiro está utilizando s redes sociais. Os dados são de 2019, porém são válidos para 2020.

Dá uma olhada no percentual de brasileiros em cada uma delas:

Youtube – 95%
Facebook – 90%
WhatsApp – 89%
Instagram – 71%
Facebook Messenger – 67%
Twitter – 43%
LinkedIn – 36%
Pinterest – 35%
Skype – 31%
Snapchat – 23%
Tumblr – 18%
Badoo – 16%
Twitch – 16%
WeChat – 15%
Reddit – 13%
Viber – 12%

O Youtube passou o Facebook, provando mais uma vez a tendência e preferência por vídeos (Sim, vídeos engajam e muito).

O interessante é o Instagram que está logo abaixo do WhatsApp. Desta forma chegamos a alguma conclusões:

Procure se planejar com conteúdo para Facebook/Instagram e comece a criar também vídeos com conteúdo rico para o seu público. Utilize o WhatsApp como contato em ações de meio e fundo de funil.

Tomou sua decisão? Seguimos adiante!


Dica 3 – Decida a frequência de publicações em suas redes sociais.

Existem vários estudos sobre como otimizar o número de postagens que você publica diariamente, para maximizar seu alcance em cada plataforma de mídia social.

Qualidade vs. quantidade. É a batalha milenar entre profissionais de marketing. Menos é mais somente quando o seu conteúdo for: relevante, valioso e personalizado.

Tenha em mente:

Construir uma marca e uma comunidade é como correr uma maratona do que um 100 mts e a consistência é o fator de sucesso mais importante a longo prazo. (Salve essa frase e transforme-a em uma mantra! Estou fazendo isso e já estou colhendo meus resultados.)

Dica 4 – Determine sua cadência editorial para seu calendário.

Calendários editoriais são normalmente configurados em um ciclo mensal ou semanal. Logo..

  • Publicações mensais podem ajudar o conteúdo em lote a trabalhar em conjunto para realizar muito mais rapidamente.
  • Reuniões de pauta semanais podem ajudá-lo a girar e ajustar rapidamente à medida que você se adapta aos novos dados com mais frequência.
  • A duração certa do ciclo para sua equipe depende da frequência com que você deseja publicar, analisar o ciclo anterior e preparar o próximo.

Resumindo: Foque no calendário mensal, agendando suas postagens digamos de “menor qualidade” para te dar mais tempo para se dedicar nas postagens relevantes e com conteúdo rico para o seu público.


Dica 5 – Defina seu fluxo de trabalho de aprovação.

Crie um Workflow, com fases claras do seu processo, desde da idéia a publicação. Leia e reeleia seu conteúdo antes da publicação. Peça ajuda de alguém para análisá-lo.

A lógica é simples: Para garantir que a publicação correta seja publicada no momento certo, no lugar certo, pela pessoa certa.

Isso ajuda a criar uma camada de responsabilidade caso uma postagem chegue ao Facebook com um erro de digitação ou uma História do Instagram seja infelizmente viral.

Dependendo do tamanho da sua equipe e do nível de responsabilidade de que você precisa, seu fluxo de trabalho de revisão e aprovação pode variar:

Para quem trabalha por conta própria: Faça um Check List, uma lista de verificação simples para lembrá-lo de verificar suas postagens em busca de erros de digitação, links quebrados e recursos visuais incorretos o manterão no caminho certo.

Caso precise da aprovação de um colaborador : compartilhe uma lista de verificação semelhante com a pessoa encarregada de aprovar as postagens, com prazos de aprovação claros, certificando-se de incluir algum buffer para permitir algumas idas e vindas.

Para organização de listas eu recomendo o KanbanFlow ou o Trello. (Prefiro o primeiro.)

É isso aí:

Depois de definir sua linha editorial, canais sociais, frequência de publicação, cadência editorial e aprovação, você estará em ótima forma para começar a criar conteúdo .

Que a diversão comece… 🙂

Como encher seu calendário com ideias para postagens?

Indo direto de uma página em branco para um monte de posts de mídia social completos pode parecer esmagador. Sinceramente, é muito trabalhoso mesmo!

Como em qualquer grande tarefa, o segredo é dividi-lo em pedaços menores . Foque em começar com mínimo e melhorando aos poucos parti

Nesse estágio, você não precisa criar postagens reais : tudo o que você precisa são idéias de postagens, mais conhecido como INSIGHTS

Até aqui estou falando em como em criar o planejamento. Agora este pulo do gato é sobre como ter idéias do que publicar.

Como a maioria dos planners de conteúdo, eu uso o Ubersuggest, Key Planner e Google Trends para ter uma idéia o que o meu público busca, até ai tudo bem. Se para você nomes como estes são estranhos, fica tranquilo que ainda irei ensinar você a trabalhar com estas ferramentas.

Porém acontece de faltar criatividade como e qual tipo de conteúdo públicar?

Neste ponto você já sabe o que seu público deseja, já sabe sua linha editorial. Agora é organizar seu conteúdo com idéias de tipo de publicações.

É aqui que muitos travam e talvez também seja o seu caso…

Pesquisando, encontrei uma planilha que me ajuda muito quanto a idéias de tipos de publicações nas minhas redes sociais. Quando não sei o que publicar eu consulto a planilha. Ela me ajuda no planejamento do meu conteúdo nas redes sociais. Foi meio que a “cereja” de tudo.

É um Calendário de Insights de Conteúdo para Redes Sociais. O Calendário de Conteúdo tem sido um braço direito nas minhas publicações, me ajudando com idéias de conteúdos como:

  • Compartilhar uma Citação
  • Divulgar o meu negócio
  • Dica de leitura
  • Meu dia a dia
  • Uma postagem engraçada

Digamos que seja um “Boost” para criatividade. Planejo sobre o que falar no dia para o meu público. Confira na imagem abaixo.

Calendário de Coonteúdo com idéias para redes sociais
Calendário de Conteúdo para Redes Sociais

Com a pesquisa e o planejamento realizado ficou mais prático ter um calendário de insights como esse. Tem facilitado e muito a minha rotina de publicações.

Se você deseja conhecer, clique aqui veja mais sobre o calendário de conteúdo.

Conclusão

Não é tarefa fácil criar uma rotina de publicações nas redes sociais. Você precisa planejar, ter a idéia, criar a copy e a arte da publicação ou o vídeo.

Porém quando se consegue organizar e planejar tudo, a sensação de satisfação é gratificante! Fica melhor ainda quando você vê seu calendário funcionando perfeitamente.

Temos a tendência a nos auto sabotarmos e procuramos sempre os caminhos mais práticos, é natural.

Porém comece fazendo o simples! Pegue a prática e vá crescendo aos poucos.

Este é um dos meus primeiros conteúdos aqui no blog. Tenho uma pauta com vários. Como você, estou também nessa jornada de gerar valor para criando um conteúdo sério e com responsabilidade, espero que cresçamos juntos nesse sentido. Estou na torcida por você!

Todas as dúvidas, críticas e sugestões serão bem vindas. Agradeço pela sua leitura e visita.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares